JOGO, PRAZER E ESTRATÉGIA
Módulos I e II
A descoberta da cumplicidade com o parceiro de cena e com o público, a busca incansável pelo prazer e humanidade no trabalho do ator, e as infindáveis estratégias para que a comunicação com o outro se efetive, são diretrizes básicas apresentadas por todos os mestres com quem estudei no Brasil e profundamente vivenciadas no período de estudo na École Philippe Gaulier em Paris.
Através do trabalho de conscientização corporal, aliado aos jogos cênicos e brincadeiras, bem como às improvisações em solos/duos ou grupos, os participantes poderão experimentar noções corporais como:
– impulso
– ponto fixo
– Ritmo cômico- mudanças de estado (ou níveis de tensão corporal)
– conexão do olhar com a plateia.
Além da noção de estratégia que norteará a criação de uma lógica própria (de cada clown ou bufão) na comunicação com o público e, posteriormente, na construção de números ou cenas.
Assim os mesmos conceitos de jogo, prazer e estratégia serão experimentados de modos específicos: através da ingenuidade do clown ou do sarcasmo refinado do bufão, em cada um dos módulos oferecidos.
A experiência cômica pode ser levada ao seu extremo através da exploração das potencialidades de cada um nesses dois territórios complementares.
Modulo I : Jogo, Prazer e Estratégia – A lógica/ilógica do clown
Duração: 15 hs
Público alvo: artistas cênicos em geral (circo, dança e teatro) ou interessados em geral.
Modulo II : Jogo, Prazer e Estratégia – A sátira e a parodia bufonescas
O bobo da corte é o “rei dos Teatros” segundo o pesquisador Serge Martin. A figura do bufão, com seu corpo grotesco, sua loucura visionaria, e sua liberdade em relação às regras sociais, é a representação mais perfeita do ato teatral.
Desde 1970 na escola de Jacques Lecoq em Paris, e posteriormente, na escola de Gaulier e muitas outras, professores e alunos se interessam por desenvolver essa linguagem inspirados na figura do bufão medieval e dos bobos da corte, relacionando-a com questões da atualidade.
Esse workshop visa dar continuidade à essa busca de apresentar na cena as estratégias dessa linguagem, tratando, por consequência, da busca de um bufão contemporâneo retratando figuras marginalizadas de nossa sociedade atual.
Duração: 15 hs
Público alvo: artistas cênicos em geral (circo, dança e teatro) ou interessados em geral.
Oficinas passadas :
-2015-
de 2 à 6 e de 6 à 13 de março no SESC Santo André – São Paulo
Laboratório “O Ritmo Cômico” dentro do projeto de residência
artistica contemplado pelo “Prêmio Funarte Caixa Carequinha 2013” :
de 30 de março à 13 de abril no Centro Cultural Piollin em João Pessoa
-2014-
de 24 à 25 de maio para Teatro de Bolso em Santa Maria
de14 à 16 de maio para Cia Mariana Muniz em São Paulode
17 à 20 de março na UFPB em João Pessoa
de 18 à 26/02 no Centro Cultural Piollin em João Pessoa
-2011-
de 6 à 10/06, Institut LUME em Campinasde
16 à 20/05, Universidade Federal de Santa Maria
OS MINISTRANTES
A Companhia Teatral Franco-Brasileira L’Inopinée ministrara o workshop « Jogo, Prazer e Estratégia » onde os participantes experimentarão esse três princípios básicos sob a Lógica/Ilógica do clown.
A parceria dos artistas Bertrand Landhauser e Roberta Casa Nova começou em 2010 enquanto cursavam a Escola Internacional de Teatro Philippe Gaulier em Paris, em 2011 fundaram a Companhia no intuito de aprofundar a pesquisa cênica nos territórios do clown e do bufão.
A partir de então, seus espetáculos, performances e números circenses já percorreram cidades da França, Bélgica, Alemanha, Itália e Brasil, além da missão que realizaram no Tchad com os Clowns Sem Fronteira da Bélgica.