Gazpacho-phototitre6-PT

Mudar os ingredientes de uma receita clássica pode ser desastroso!

Madame Bette convida à todos para degustar sua receita estonteante e saborear um momento de emoção intensa.

Deixe-se surpreender por nossa originalíssima receita de Gazpacho,
composta de um punhado de tomates, algumas pitadas de clown,
um pimentão bem vermelho, uma pincelada de tragédia,
e sobretudo…beterrabas !

Filmado entre outubro de 2012 et março de 2014 na Cia Des Equilibres – Lodève (FR)
à L’Échalier – St-Agil (FR) e no auditório da UFPB – João Pessoa

“Brincar seriamente de morrer, talvez seja minha forma de erradicar meu medo da morte.”

O prazer de atuar saboreando textos clássicos, dissociando-os de seu contexto para recriá-los sob uma lógica/ilógica clownesca própria, unido à vontade de falar de nosso irremediável encontro com a morte, me levou a pesquisar esse cruzamento entre o clown e a tragédia.

Sendo assim, alguns trechos, frases e gestos foram retirados de obras como Macbeth, Romeu e Julieta (Shakespeare), Fim de Partida (Beckett), Le Roi se meurt (Ionesco) para compor, numa colagem, o jogo de citações que o clown utilizará para seduzir a platéia e exprimir suas sensações.

De forma ingênua e inventiva, o clown tem a permissão de burlar as regras, conseguindo tratar de temas duros e profundos com a mesma simplicidade e leveza com que joga um balão. Um dos axes desse trabalho é o jogo de vai-e-vem entre a profundidade da tragédia e a brincadeira do clown, entre as palavras do personagem (como Lady Macbeth) e as palavras da atriz, e ainda entre a presença no aqui-e-agora e a representação de uma situação fictícia.

“Gazpacho: receitas clássicas” é sobretudo um encontro com o público, onde a tranquilidade de uma situação cotidiana será atravessada pelo absurdo, confundindo a percepção dos que foram convidados a saborear essa nova receita.

Roberta Casa Nova

mentionsGazpacho

-France   -UK

Anúncios